Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Sítio Do Pica Pau Amarelo

 

 

Berço da Literatura Infantil brasileira

 

Foi na cidade de Monteiro Lobato que nasceu uma história que até hoje encanta adultos e crianças. Estamos falando do Sítio do Picapau Amarelo. Após a morte do avô, o Visconde de Tremembé, em 1911, José Bento Monteiro Lobato, mudou-se com a mulher, Purezinha e os dois filhos, Marta e Edgard, para a Fazenda Buquira que herdara do pai. No município nasceram mais dois filhos, Ruth e Guilherme. Foi na Fazenda Buquira que o autor escreveu grandes obras como “A Velha Praga”, “Urupês” e mais tarde a fabulosa história do Sítio, criando assim um universo de personagens infantis como a boneca “Emília” e o sabugo falante “Visconde de Sabugosa”.

 

O casarão foi construído no ano de 1880, possui dezoito cômodos compostos por bibliotecas e mobília do século passado. A atual proprietária, Maria Lúcia, abre as portas do local diariamente para público. Há um mundo a descobrir, além da construção principal a propriedade possui uma extensa área verde e uma cachoeira conhecida como “Reino das Águas Claras”, batizada pelo próprio Lobato.                                                                

A lembrança do escritor permanece viva na cidade. Em 1948 o município deixa de se chamar “Buquira” e adota o nome “Monteiro Lobato”. As obras literárias estão presentes em todos os cantos, seja em escolas, restaurantes, pousadas e comércios. É possível andar pela Rua do Visconde ou até estudar na Escola Narizinho Arrebitado, uma infinidade de títulos que só comprovam a influência que o autor mantém no lugar.

O Sítio do Picapau Amarelo (Hoje)

O sítio da cidade de Monteiro Lobato é administrado por Maria Lucia Ribeiro, proprietária da fazenda que herdou de seu avô João Xavier Ribeiro. O casarão foi construído no ano de 1880, possui dezoito cômodos compostos por bibliotecas e mobília do século passado. O sítio lobatense, que inicialmente se chamava “São José do Buquira”, serviu de inspiração para as primeiras adaptações em TV. Os atores fizeram no local um laboratório para a primeira versão do programa da TV TUPI de São Paulo, em 1952.

Hoje o sítio está aberto para visitantes.

 

Saiba mais:

Sítio do Picapau Amarelo

Antiga residência do escritor José Bento Monteiro Lobato.

Estrada do Livro, Km 8, sentido Caçapava

Telefone: (12) 99711-3748

Site: www.overdadeirositiodopicapau.com.br