Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Secretaria de Transportes

Transportes

Uma das principais preocupações da Secretaria Municipal de Transportes é manter as estradas rurais em boas condições de tráfego. O município tem quase 400 km de estradas que levam a diversos bairros na zona rural. Este cuidado se justifica pela vocação rural de Monteiro Lobato, o que exige estradas bem cuidadas para facilitar o transporte de produtos agropecuários, especialmente o leite. Outro fator importante é o transporte de alunos da zona rural para escolas do município. São aproximadamente 500 alunos por dia, em viagens de ida e volta, nas linhas dos bairros: Souza, São Benedito, Taquari, Descoberto, Ponte Nova, Turvo, Matinada, Santa Helena, Ito Rennó, Virgílio Gomes, Fabiano, Teixeiras, Ferreiras, Forros, Serrinha, Pedra Branca, Damião e Trabijú.Esse transporte é feito por 3 ônibus ,6 micro-ônibus e 11 vans/ Kombi (fretados).

No dia a dia, a secretaria mantém uma equipe de 10 funcionários nas estradas. O grupo encarrega-se de serviços de roçada e limpeza das margens e corte de água, essencial para a preservação do leito carroçável.

Para o trabalho nas estradas rurais, a prefeitura dispõe de 2 máquinas motoniveladora e 2 retroescavadeira. Essas máquinas são mais utilizadas nas emergências como, por exemplo, a retirada de barreiras, comuns nos períodos de chuva. Para o transporte de terra, pedra e cascalho são utilizados 4 caminhões.

Também é preocupação da secretaria a boa manutenção desses equipamentos, bem como dos veículos de transporte de alunos e ambulâncias, visto que o bom atendimento da Saúde é uma das prioridades da administração, e isso inclui o transporte do paciente para São José dos Campos ou outra localidade nos casos de urgência. Para isso estão disponíveis 4 ambulâncias, sendo 1 van Ducato,1 Jumper, 1 S10 e 1 Doblô. O transporte de pacientes para exames e consultas agendadas são feitos por 2 vans, sendo uma Fiat Ducato (15 lugares) e uma van máster Renault (15 lugares)

Outro grupo de funcionários dedica-se diariamente a outra importante atribuição da secretaria: a manutenção geral da cidade, executando serviços como varrição, manutenção dos prédios públicos, limpeza de jardins, pinturas de guias e de solo, além do apoio para a realização, com sucesso, dos eventos e festas. Para manter a cidade limpa, a Secretaria de Transportes dispõe de 2 caminhões coletores sendo um para realizar três vezes por semana a coleta de resíduos comum nas ruas do centro e nos bairros do Souzas, São Benedito, Vila Esperança, Jardim Alvorada, Vila São Sebastião, Morada do Sol, Pedra Branca, Jardim Iracema e Ponte Nova e um para a coleta seletiva que é realizada duas vezes por semana em Monteiro Lobato. No total são recolhidos entre 2.000 a 3.000 quilos de materiais recicláveis por mês.

Secretaria de Transportes

transportes@monteirolobato.sp.gov.br

Tel. (12) 3979-1118

 

Secretaria de Serviços Municipais

Tel. (12) 3979-1118