Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Brasão de Monteiro Lobato

O Brasão de Armas do Município de Monteiro Lobato foi elaborado em 1962 a pedido do prefeito Caetano Manzi Sobrinho. Escudo português dividido em quatro partes com os seguintes dísticos:

1) Primeiro quartel: sobre fundo verde, um sobredisco mostrando o céu em sua cor natural, a serra e o rio com uma canoa, para lembrar a exploração do lugar e a fixação do homem ao campo.

2) Segundo quartel: com fundo em cor cardeal, uma cruz e duas estrelas em ouro, em relevo, lembrando a formação cristã do município e uma homenagem à padroeira da cidade.

3) Terceiro quartel: sobre fundo em cor prata, uma Flor-de-lis, em ouro, em relevo, símbolo da nobreza, representando os títulos ou honrarias, mas a nobreza do gesto da doação das terras pelo Barão de Tremembé que deram ao município.

4) Quarto quartel: como fundo, a maior e mais significante figura heráldica do nosso Estado, a Bandeira Paulista, tendo em relevo um livro e uma pena em ouro, justa homenagem ao eminente escritor Monteiro Lobato.

5) Encimado: por uma coroa em ouro, com quatro torres e quatro portas simétricas, significando, em linguagem heráldica, a fortaleza protetora, ou seja, o forte ao redor da cidade, significando autonomia, segurança, ordem paz e tranqüilidade.

6) Listel: em vermelho, com as letras em prata, seguindo-se a divisa DEO ANTE OMNIA, “Deus acima de todas as coisas” ou “Deus antes de tudo”.